MG | Lar das Cegas

O objetivo desta campanha é a arrecadação de fundos para a ASSOCIAÇÃO DE CEGOS LOUIS BRAILLE (LAR DAS CEGAS), situada em Belo Horizonte, MG.

Nossa Missão é apoiar deficientes visuais carentes no seu projeto de inclusão social e econômica através da formação e profissionalização.

A criação do Instituto São Rafael, uma escola estadual, em 1926, a segunda escola para cegos do Brasil, trouxe novas e importantes ações de alfabetização para os cegos de Minas Gerais e de todo o país, que vinham a Belo Horizonte para o Internato do Instituto São Rafael.
Os cegos têm condições plenas de crescimento e profissionalização, desde que orientados e alfabetizados. Não lhes bastavam a alfabetização e a educação básica que lhes permitiam uma inclusão civil e política. Era necessário ir além e proporcionar a formação e a profissionalização para uma inclusão socioeconômica
.
Em 14 de abril de 1933, com estes propósitos, lideranças civis criaram a Associação de Cegos Louis Braille – ACLB. Uma Associação de Cegos onde os cegos eram os beneficiados e os associados os responsáveis pela manutenção da Associação.

A Associação foi recebida e apoiada pela sociedade. Reconhecida de Utilidade Pública, pelo Governo Federal sob o no. 21.491/95-51, mantido atualizado até a extinção deste título em 2016; pelo Governo de Minas Gerais, através do Decreto no. 10.678 de 12/09/1967 e pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, através da Lei no. 1.640 de 15/04/1969.

Sobreviveu aos anos e às crises graças ao reconhecimento e o permanente apoio dos voluntários. Eles são o sangue que alimenta o coração generoso que acolhe e orienta cegos carentes.

A ACLB tem sede própria na Rua Geraldo Teixeira da Costa nº 202, Floresta, Belo Horizonte, CEP 30.150-120, CNPJ 17.501.842/0001-20, estatuto atualizado de acordo com o novo Código Civil, registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Av. Afonso Pena 732, 2º andar, Belo Horizonte sob nº 116 no Registro 57762, no livro A em 18/10/2017. Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social no. 44006.001792/2000-56 e de Registros, no CNSS, no. 77.833 e no CMAS de B. Horizonte, nº 051
A Associação é administrada por uma Diretoria eleita pelos Associados, em Assembleia convocada para este fim, todos voluntários, e sem remuneração ou qualquer outro benefício.
A contabilidade é feita por empresa contratada e zelamos por uma total transparência no uso dos recursos, estando a documentação aberta a todos os colaboradores.

O APOIO DA ASSOCIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE CEGOS

Os cegos carentes alfabetizados que saiam do Instituto São Rafael não tinham como permanecer em Belo Horizonte. O retorno para o interior significava suspender os seus sonhos, pela falta de recursos e de escolas no interior.

A Associação em 1944 construiu uma casa denominada Lar das cegas que acolhe mulheres cegas carentes do interior.

O Cego, após a alfabetização em Braille, devido a carência de livros em Braille e professores com conhecimento de Braille nas nossas escolas, cursos técnicos e faculdades, precisa de apoio e orientação para sua formação e profissionalização.

Nosso trabalho com voluntários supre a inexistência de livros em Braille que o cego precisa para sua formação. Os voluntários leem os livros em tinta para os cegos estudantes.
O Braille continua como fundamental ao crescimento intelectual do deficiente visual.

O advento das tecnologias assistivas digitais trouxeram inúmeras novas oportunidades para o aprendizado e profissionalização dos cegos. Por isso, ensinar informática básica para o deficiente é inerente à Missão da instituição. O cego em contato com a informática, ou, de outra maneira, ao colocar a informática a seu serviço, cria eficiente forma de desenvolvimento, facilitando o “pesquisar’’ o “andar”, o comunicar” o “ver”, do portador de deficiência visual.

Conheça mais sobre a Associação:

Instagram: 
https://www.instagram.com/aclouisbraille/

Youtube: 
https://www.youtube.com/user/LardasCegas/videos

Formas de pagamento
Cartão de Crédito
Boleto Bancário

Beneficiário

Razão Social: ASSOCIACAO DE CEGOS LOUIS BRAILLE

CNPJ: 17.501.842/0001-20

Site: http://www.aclouisbraille.org.br

Telefone:

Doe quanto desejar

Escolha a frequência de sua doação

Única
Recorrente

Formas de Pagamento

Cartão de Crédito
Boleto Bancário