SP | Associação Casa de Apoio Amigos da Vida

O objetivo desta campanha é a arrecadação de recursos para a ASSOCIAÇÃO CASA DE APOIO AMIGOS DA VIDA, localizada na cidade de São Paulo, SP.

A Associação Casa de Apoio Amigos da Vida - ACAAV surgiu com o trabalho pastoral junto a portadores de HIV, trabalho este realizado por meio de visitas domiciliares junto aos respectivos núcleos familiares.
Tendo em vista a atuação dos Frades Capuchinhos ao longo de 30 anos na zona leste de São Paulo, mais especificamente no bairro de Sapopemba, bem como as condições precárias que eram identificadas nos atendimentos realizados in loco – moradias insalubres e aquém do mínimo necessário para o tratamento adequado aos munícipes – o projeto inicial foi elaborado em conjunto com o grupo de voluntários que já prestavam auxílio a portadores de HIV, e com o Grupo de Apoio a Vida – GAVI, situados na área paroquial de Nossa Senhora de Fátima.


O trabalho dos voluntários consistia em assistir o(a) portador(a) em sua residência e, conforme as possibilidades postas, providenciar alimentos e remédios não fornecidos pelos ambulatórios e demais instituições hospitalares, somados a todo cuidado necessário e possível para a recuperação do(a) assistido(a) – atuação esta que se dava com orientação e suporte do Ambulatório de DST e AIDS “Teotônio Vilela” e o Hospital Emílio Ribas, ocasionando, assim, melhor atendimento aos munícipes referenciados.
Tal era o contexto quando da elaboração do Projeto da Casa de Acolhimento, que fora enviado para a Conferência de Capuchinos da Suíça e, após 7 (sete) meses, logrou a aprovação do montante de US$ 50.000,00 (cinquenta mil dólares), aporte este que possibilitou a aquisição e a reforma do imóvel, localizado na Rua Mário Sete, nº 271, que se tornaria sede do Projeto ora descrito: com dependências mais adequadas ao acolhimento ofertado, a Casa foi inaugurada no dia 1º de dezembro de 1994 (mil novecentos e noventa e quatro), Dia da Luta Mundial contra AIDS.


 Após deliberação do então vigente corpo diretivo da Casa, foi decidido que seriam acolhidas mulheres e crianças portadoras de HIV. Em seu primeiro ano de funcionamento, foram acolhidas 22 (vinte e duas) mulheres e 1 (uma) criança de 8 (oito) meses. Ao longo do ano de 1995 (mil novecentos e noventa e cinco), as 22 mulheres vieram a óbito, enquanto a criança foi adotada por uma família da paróquia. Com base no trabalho que fora desenvolvido ao longo daquele ano, somado à percepção de difícil convívio entre as duas faixas etárias atendidas pela Casa, o grupo de voluntários responsáveis decidiu pelo acolhimento exclusivo de crianças portadoras do HIV.

Assim, desmembrou-se o Grupo de Apoio à Vida – GAVI e foi formado um novo grupo em 1996, denominado Associação Casa de Apoio Amigos da Vida, com novo estatuto e diretoria, com o escopo de atender somente crianças portadoras de HIV, e assim foi até o ano de 2002 (dois mil e dois), pois no ano seguinte a ACAAV recebeu doação de um imóvel situado no bairro Vila Bancária/Sapopemba e se transferiu para tal logradouro, onde permaneceu até o ano de 2006 (dois mil e seis), data em que foi criada a Espaço Cultural Maria do Socorro à Av. Casa Grande, nº 1333 – Jd. Ângela/SP: hoje o mesmo local abriga a sede da Associação e também comporta a oferta de cursos de ballet, capoeira e demais atividades extracurriculares.

Refletindo o serviço social de excelência prestado no território de atuação, no ano de 2011 (dois mil e onze) foi firmado convênio junto à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) do município de São Paulo para o Serviço de Acolhida “SAICA Amigos da Vida”, em 2013 (dois mil e treze) um novo convênio foi formado junto à SMADS, agora para o Serviço de Acolhida “SAICA Sentinela”, com média de acolhimento de 20 crianças/adolescentes por mês. Ainda na seara da tipologia SAICA, a ACAAV firmou convênio junto à SMADS, em 2014 (dois mil e catorze) para a assunção do “SAICA Fortalecer”, também com atendimento para 15 crianças/adolescentes, no ano de 2019 iniciamos a execução do serviço do “SAICA Avante”, com atendimento para 15 crianças/adolescentes, já em 2021 iniciamos também o serviço no “SAICA Recomeçar”, com atendimento para 15 crianças/adolescentes.

Em processo de diversificação dos serviços ofertados junto à população, no ano de 2013 foi firmado o primeiro convênio da ACAAV para um serviço NPJ – Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico, mais especificamente no território de Sapopemba, onde cerca de 200 (duzentos) atendimentos são realizados mensalmente; por sua vez, em 2015 (dois mil e quinze) um novo convênio para o serviço de NPJ foi firmado entre a SMADS e a ACAAV, dessa vez referente ao NPJ – Vila Prudente e ora objeto da presente proposta de trabalho, garantindo o atendimento mensal superior a 200 munícipes.


Contamos com a sua colaboração!



Beneficiario

Razão Social: ASSOCIACAO CASA DE APOIO AMIGOS DA VIDA - ACAAV
CNPJ: 01.378.253/0001-66
Site: http://www.acaav.org.br/
Telefone:

Doe quanto desejar