SP | Associação Idade Dourada de Pinheiros

A Associação Idade Dourada de Pinheiros originou-se no Posto de Saúde de Pinheiros, ocasião em que o Diretor, Dr. Alberto Cagnone, então médico geriatra percebendo que os pacientes idosos não tinham a recuperação total esperada de seus males, reuniu-os em um grupo com intuito de promover a convivência social, trocas de experiências, além de proporcionar-lhes atividades físicas, palestras e danças.

O referido programa direcionado à terceira idade foi implantado no mesmo Posto de Saúde, como meio de auxiliar na recuperação com resultados imediatos, já que os idosos não mais apresentavam sintomas críticos de hipertensão, solidão, depressão, dentre outros.



Entretanto, por falta de condições físicas do local para proporcionar as atividades em acordo com os ditames da Assistência Social, o grupo se mudou do Posto de Saúde de Pinheiros para outro local, situado na Rua Cardeal Arcoverde.

Foi então que a partir de Agosto de 2004, sua sede foi constituída na Rua Paulo Gontijo de Carvalho, 13 - Jardim América.

Seguindo com coerência suas ideias, diretrizes, metodologia e desenvolvimento, sempre em observância aos preceitos legais da Assistência Social, firmou convênio, em 1º de Dezembro de 2007, com a Prefeitura de São Paulo - Subprefeitura de Pinheiros, hoje sendo um dos dois Núcleos de Convivência do Idoso da região competente de SP-PI.



Atualmente, o NCI Idade Dourada conta com um programa permanente diversificado e vasto, graças ao convênio e aos trabalhos que são realizados, como: oficinas de artes manuais, artesanato, Yoga, Tai-Chi, Língua estrangeira (Espanhol), dança sênior, biodança, memoria criativa, coral e musicalidade,Dança de Salão e teatro.

Também são realizadas atividades como passeios culturais, bazares, bingos, bailes (em parceria com outros núcleos), participação em reuniões de interesse sócio-político com o Fórum da Assistência Social de São Paulo - FAS, Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS, Conferência Municipal da Assistência Social, Fórum do Idoso etc.



O NCI Idade Dourada de Pinheiros também é um espaço que privilegia a família e a relação intergeracional, oferecendo por exemplo, campo e espaço para pesquisa e estudo ao Curso de Gerontologia da Escola de Artes,Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH-USP. As felizes parceiras que mantemos com a Associação Comercial de São Paulo - Distrital Pinheiros, Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo AAESP, UBS da Vila Madalena, entre outros, fortalece o vínculo da rede social local, assegurando aos idosos acolhimento e melhorias da estima.

Os idosos muitas vezes chegam angustiados, deprimidos, com vínculos familiares fragilizados, solitários e assim que começam a frequentar as atividades, dá-se uma nova perspectiva ao conceito de envelhecimento, elevando a autoestima, a socialização, a melhoria física, psicológica e o bem estar.

A Associação Idade Dourada contribui também para a expansão dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  - e da Agenda 2030 em nível local, através das suas atividades vinculadas aos ODS de número:

3 - Saúde e bem estar.
Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos em todas as idades.

11- Cidades e Comunidades Sustentáveis. 
Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos,  seguros, resilientes e sustentáveis. 

17-  Parcerias e meios de implementação. 
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria local para o desenvolvimento sustentável.
Tel. 011 3068 0517


Beneficiario

Razão Social: ASSOCIACAO IDADE DOURADA DE PINHEIROS
CNPJ: 86.793.999/0001-99
Site: https://pt-br.facebook.com/IdadeDouradaPinheiros/
Telefone:

Doe quanto desejar