RS | Comitê de Cidadania Sapucaia do Sul

O objetivo desta campanha é a arrecadação de recursos financeiros para o COMITÊ DE CIDADANIA localizado em Sapucaia do Sul, RS.

O Comitê – Cidadania e Profissionalização é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos e que tem, em sua coordenação, somente voluntários.

Iniciou suas atividades em 1993, partindo da ideia do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, de "resgatar a cidadania de uma grande parte da população brasileira que hoje vive na miséria".

Desde 1996, tem como objetivo atender jovens e adolescentes do município de Sapucaia do Sul, que encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo cursos de Iniciação Profissional – Elétrica, Serralheria, Caldeiraria, Padaria, Confeitaria e Inclusão Digital – proporcionando-lhes uma melhor perspectiva de vida na família, na sociedade e no mercado de trabalho, sem que estes tenham qualquer custo.

O Comitê – Cidadania e Profissionalização têm seu foco na prevenção e, para evitar que jovens e adolescentes tenham tempo ocioso, busca promover oportunidades que desenvolvam maior conhecimento e criatividade, ocupando-os com atividades saudáveis.

A profissionalização com qualidade, a qualificação e diversificação dos cursos é fundamental para que se tornem profissionais competitivos no mercado de trabalho.

Assim, o Comitê também oportuniza aos alunos diversas outras atividades como Informática básica (Word, Windows, Excel) e cursos em parceria com a Escola Dr. Micro, registrada no MEC, também o reforço na Língua Portuguesa, palestras diversas com temas atuais (orientação e prevenção ao uso de drogas, orientação e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, valores pessoais, autoestima, higiene e saúde, trabalho e ética, meio ambiente) e visitas a empresas e universidades.

O Comitê estimula o aluno à permanência no sistema educacional, através de contatos permanentes com as escolas, que informam sobre o desenvolvimento escolar, a frequência e comportamento de cada aluno inserido no projeto. O retorno é repassado ao aluno e aos pais, com isso, evita-se a evasão escolar.

A partir de 2020, diante da nova realidade que se impõe, devido à pandemia do COVID-19, o Comitê - Cidadania e Profissionalização de Sapucaia do Sul vem adaptando suas práticas de ensino por meio de ferramentas digitais.

Nessa interação do ensino formal de conteúdo dos cursos, percebeu-se que é uma necessidade manter a aproximação afetiva junto aos adolescentes, a qual fazia parte do cotidiano presencial, por meio de atividades voltadas para o fortalecimento de vínculos, apoio emocional e projeto de vida, bem como, a própria convivência. Nesse sentido, a equipe do Comitê buscou refletir sobre as questões conhecidas sobre a adolescência e considerar o contexto social do nosso público, que se trata de adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, estudantes de escolas públicas de Sapucaia do Sul, apresentando situação de vida familiar com diversas vulnerabilidades, a fim de pensar caminhos para ações possíveis nesse cenário de isolamento social.

Dessa forma, criamos um programa virtual, no qual serão desenvolvidas duas ações semanais, a primeira reunindo estudantes por curso, e a segunda, integrando todos os estudantes. Será um encontro virtual por semana, quartas-feiras, com duração de 1 (uma) hora com cada turma: Padaria/Confeitaria, Serralheria, Elétrica e Informática, por meio da Plataforma Zomm.us, em que o Educador fará a mediação dos diálogos na perspectiva dos Círculos de Apoio, focando em acolhimento, ajuda mútua e resolução de problemas. Desses encontros, o mediador elegerá um tema recorrente para ser o foco de debate do encontro de sexta-feira, com todas as turmas juntas, por meio das redes sociais Facebook, Instagram e/ou YouTube, a Live-Debate, que buscará promover momentos de interação coletiva.

Nosso intuito é que nossas ações e reflexões alcancem no mínimo 70% de nossos adolescentes, diante da realidade conhecida de que nem todos têm acesso à internet em suas casas, e temos como maiores resultados desejados o fortalecimento da autoestima por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a constituição de uma rede de apoio socioafetivo e a produção de conteúdo digital informativo e de orientação para a comunidade em geral.

Conheça mais e ajude: 

Instagram: 
https://www.instagram.com/comite.cidadania/

Youtube: 
https://youtu.be/IlhwM1nN2V8

Formas de pagamento
Cartão de Crédito
Boleto Bancário

Beneficiário

Razão Social: ASSOCIACAO COMITE DA CIDADANIA DE SAPUCAIA DO SUL

CNPJ: 00.681.596/0001-32

Site: www.comitecidadania.com

Telefone:

Doe quanto desejar

Escolha a frequência de sua doação

Única
Recorrente

Formas de Pagamento

Cartão de Crédito
Boleto Bancário