MG | ONG REMER

O objetivo desta campanha é a arrecadação de recursos financeiros para a ASSOCIAÇÃO REFÚGIO DOS/AS MENINO/AS DE RUA, localizado na cidade de Pequeri, MG.

A Associação REMER surgiu na década de 80 com objetivo de assistir crianças e adolescentes que viviam em situação de rua no Rio de Janeiro. Esta década foi marcada pela luta dos direitos das crianças e adolescentes. A visibilidade dessa população configurou-se paralelamente à mobilização e conquista de direitos, efetivada com a Promulgação da Constituição Federal (1988) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). Porém, a distância entre as proposições da lei - de que todas as crianças e adolescentes são “sujeitos de direitos” e de “proteção integral” do Estado, família e comunidade – e o que acontecia no dia-a-dia com crianças e adolescentes que habitavam ou sobreviviam nas ruas suscitou diversos debates e mobilizações de acadêmicos, militantes, organizações de proteção e da própria população.

Em junho de 1988 um pequeno grupo de pessoas decidiram iniciar um trabalho de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco social e de violação de direitos nas ruas do Rio de Janeiro. Tais pessoas foram impulsionadas pelo amor incondicional de Cristo, ao observar o estado de abandono e marginalidade em que se encontravam as crianças e adolescentes, sobretudo na área da Central do Brasil.

A Associação Refúgio de Meninos e Meninas de Rua - REMER, instituição filantrópica, foi fundada em 09 de janeiro de 1989 por um grupo de 20 pessoas apoiadas pela Fundação Holandesa “Help Mij Leven” e pela Igreja Metodista, com a finalidade de atender crianças e adolescentes em situação de risco social nas ruas, assumindo o desafio de propiciar condições para que crianças e adolescentes resgatem seus direitos humanos e sua dignidade.

Nos primeiros 24 anos a REMER RIO, na cidade do Rio de Janeiro, atendeu crianças e adolescentes em situação de rua através dos: Serviços de Abordagem nas ruas; Serviços de Casas de Apoio Dia; e Serviços de Acolhimento em Casas-lares. Os Serviços de Abordagem nas ruas ocorreram na Central do Brasil, Rodoviária e Leopoldina. À partir de 2009 a Abordagem passou a ser realizado nas ruas das Favelas do Jacarezinho, Manguinhos e Nova Holanda onde foi atendido crianças e adolescentes usuárias de Crack.

Em 2013 devido às mudanças no cenário da Cidade do Rio de Janeiro a REMER percebeu que as crianças e adolescentes não mais se encontravam nas praças e ruas do Centro do Rio e nos lugares onde a Associação realizava o seu trabalho de abordagem. Haviam sim migrado para dentro das comunidades, onde muitos foram acolhidos pelo tráfico, dessa forma, a REMER realizou visitas e pesquisas de campo neste novo cenário, alterando seu foco de atuação, passando a somente intervir na Proteção Social Básica, atendendo inicialmente cerca de 150 crianças e adolescentes na Favela de Antares no Rio de Janeiro com um espaço Esportivo, Educacional e Cultural. Hoje oferece Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a meta na prevenção ao rompimento dos vínculos familiares e comunitários, nas Favelas: Antares (Santa Cruz) desde 2013; Salgueiro (Tijuca) desde 2018 e Faz Quem Quer (Rocha Miranda) com início em 2019.

A partir do ano de 1994 a REMER MINAS realiza no Sítio Shalom, propriedade rural de 36 hectares que funciona no município de Pequeri-MG, o Serviço de Acolhimento Institucional, em Unidades Residenciais (Casas-Lares) em Aldeia, às crianças e aos adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva (ECA, art. 101), devido a negligências e violências domésticas. O Sítio Shalom oferece às crianças e aos adolescentes acolhimento integral, propiciando cuidados estáveis e de qualidade, promovendo a garantia de seus direitos ao convívio familiar e comunitário em um espaço seguro de maior contato com a natureza e longe da violência urbana. Também foi realizado o Serviço de Acolhimento - República de Jovens para os que completaram 18 anos e não foi possível a reintegração à família de origem ou a colocação em família substituta ou adotiva. Nesse mesmo espaço do Sítio Shalom, iniciou-se em 2011 o Cantinho Literário (atual Universo Cultural).

Conheça mais e ajude!

Instagram: 
https://www.instagram.com/remer.ong/

Formas de pagamento
Cartão de Crédito
Boleto Bancário

Beneficiário

Razão Social: ASSOCIACAO REFUGIO DOS/AS MENINOS/AS DE RUA

CNPJ: 32.244.204/0001-64

Site: www.remer.org.br

Telefone: (32) 3278-1240

Doe quanto desejar

Escolha a frequência de sua doação

Única
Recorrente

Formas de Pagamento

Cartão de Crédito
Boleto Bancário